Quando dizemos que te ajudamos a explorar o seu potencial de mercado, você sabe o que isso, de fato, significa?
Bom, para começar, acreditamos que não seja nem preciso relembrar da crucial importância de se ter um planejamento estratégico traçado antes de iniciar qualquer atividade no mundo dos negócios e da criação de produtos ou serviços voltados para o mercado, correto? Mas de qualquer forma, estamos aqui reforçando para você.
Dentro deste planejamento, é essencial que seja feito uma pesquisa de potencial de mercado, para definir os rumos da empresa ou da solução que está prestes a criar.
E é exatamente nesta parte que entra a pergunta do título deste artigo. Então vamos explicar isso para você aqui abaixo.
A definição de ‘Potencial de Mercado’
Saber qual é o seu potencial de mercado é entender o que é possível realizar dentro de expectativas realistas sobre o que o seu negócio pode gerar a partir de sua entrada no mercado.
Ou seja, é preciso pensar em QUEM se beneficiaria da sua solução, o perfil de quem se interessaria pelo que você tem a oferecer. Definir a margem de até ONDE o seu produto ou serviço pode se expandir (qual o alcance que ele pode chegar?). A partir disso, QUAL a parcela desse público que você é capaz de atender? Esse é o cálculo para saber o QUANTO de receita é possível gerar dentro deste mercado.
Importante dizer também que essa é sempre uma pesquisa estimativa, já que é absolutamente irreal obter números completamente precisos para o cálculo.
Saber seu POTENCIAL DE MERCADO reduz riscos
Certamente todo mundo que tem uma ideia para criar uma empresa e/ou uma solução acredita que a sua invenção será brilhante e terá sucesso. Porém, essa empolgação pode te levar a ignorar alguns riscos.
Ainda que seja uma solução inovadora e criativa, é preciso pensar com a cabeça do mercado e avaliar se há espaço para penetração e expansão dentro desse segmento.
Por isso, fazer a pesquisa de potencial de mercado se torna imprescindível para todo e qualquer negócio.
É um dos passos mais básicos do planejamento. Há espaço para me manter nesse território? Qual fatia do mercado eu espero conquistar dos outros? Por quê? Qual é a relação de confiabilidade dos consumidores dessa área com os meus concorrentes?
Realizar esse processo é garantia de sucesso? Não. Mas você terá muito mais controle sobre efeito/causa da sua entrada no mercado, da viabilidade de se estabelecer e expandir neste nicho.
Como realizar uma pesquisa de potencial de mercado?
Como dissemos acima, é necessário entender a relação entre potencial de alcance, até onde seu produto ou serviço pode chegar, quem se interessaria, de fato, em adquirir a sua solução e quanto dessa demanda você conseguiria atender.
Critérios como localização, setor de atuação, tamanho da empresa, potencial de compra dessa empresa, perfil de profissionais que lá trabalham, relação prévia com outro fornecedor. Além, é claro, de uma estimativa realista da sua capacidade de produção no momento. Não adianta querer abraçar mais do que pode, pois há o risco de causar gastos que sua empresa não suporta e desagradar a experiência do cliente.
Entendeu agora a importância de saber o seu real potencial de mercado ainda na fase de desenvolvimento do planejamento para não estar exposto a riscos desnecessários?
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