Em busca de otimização do tempo e redução de gastos, muitas empresas B2B acabam perdendo o ponto de equilíbrio entre agilidade e qualidade dos serviços ao investir nas ferramentas erradas.
Em um mundo que cada vez mais pede ações humanizadas no relacionamento corporativo, inclusive, nas negociações, robotizar a parte que é a vitrine da sua área comercial parece andar na contramão desta tendência.
Porque não confiar em propostas de prospecção automatizada
Para quem deseja potencializar as oportunidades de negócio, é comum encontrar propostas de automatização da prospecção – que nada mais é que o e-mail marketing, ferramenta que explodiu nos anos 1990, com promessas de resultados ágeis e certeiros, mas que na realidade acabou mal visto, pois apostar neste formato pode gerar uma grande dor de cabeça para quem empreende. Porquê?
Por causa de uma das questões mais básicas e importantes do processo de prospecção e que quem nos acompanha nas redes sabe do quanto enfatizamos isso: o poder do relacionamento.
Prospecção = Relacionamento
Porque prospecção é sobre RELACIONAMENTO com PESSOAS. Ao automatizar esse processo, você deixa de seguir as pistas do seu alvo para atirar no escuro.
Ainda que representando empresas, organizações, a decisão sobre em quais negócios investir, parcerias a se fazer, ainda é feito por pessoas. Por essa razão, a questão mais fundamental do processo de prospecção é se conectar, criar uma relação com as pessoas que você encontra pelo caminho e que são capazes de influenciar a decisão daquela organização em fazer negócios com você.
Você pode ver mais dicas sobre como atrair e conquistar seus potenciais clientes, aqui em nosso blog com o post “8 dicas de prospecção ativa para atrair mais clientes”, ou se preferir conteúdos mais rápidos e interativos, seguindo a Prospect Brasil no Instagram.
Automatização: resultados ineficazes
Além de não filtrar resultados, o contato automatizado pode cansar seu prospect e manchar a reputação da sua empresa, te fazendo andar em círculos na busca por novas oportunidades de negócio.
Isso porque a taxa de conversão fica abaixo de 1%. Então, enquanto se comemora UM agendamento de reunião, acaba se esquecendo da imagem deixada com 99% das empresas abordadas.
Prospecção ativa eficiente deve trazer respostas de mercado, do seu público alvo, além de apresentar a sua solução. E como obtê-las através de e-mails frios e envios robotizados?
Prospecção é sobre a necessidade do outro
Existe todo um processo que antecede a compra por parte do seu cliente em potencial. Você precisa conhecê-lo, entender as suas necessidades, estabelecer laços de autoridade, conexão e confiança. Portanto, este processo não pode, nem deve, ser automatizado quando o seu negócio é essencialmente B2B.
É através do contato e do conhecimento adquirido sobre o outro que você vai conseguir compreender de que forma consegue ajudá-lo a sanar sua dor e apresentar a solução que tenha o ‘fit’ perfeito para satisfazer o cliente.
A Prospect Brasil está há 8 anos no mercado, formando profissionais e conectando empresas para potencializar resultados. Entre em contato e encontre uma solução personalizada para seu negócio.
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