Porque qualificar o seu time comercial é essencial

O estabelecimento de um time comercial confiável, de qualidade e que gere resultados acima do esperado é o sonho de qualquer gestor.

Mas como conseguir isso? Apenas indo ao mercado e contratando profissionais mais gabaritados? Não necessariamente! E aqui neste artigo você verá como é possível ter uma equipe melhor, ainda que com a mesma equipe que você tem hoje.

Possíveis problemas de uma equipe comercial

Para começar, é preciso identificar qual ou quais as causas que impedem o seu time atual de performar melhor

Uma análise operacional sobre o processo de vendas e todo o fluxo interno do time comercial é importante para identificar possíveis entraves que impedem a maximização do potencial dos seus profissionais.

Para isso, entenda quais os principais tipos de problemas enfrentados na área:

  • Acúmulo de tarefas

Um dos principais, senão o principal erro que a empresa pode fazer com sua área comercial é aglutinar funções em um só profissional. Já falamos sobre isso especificamente antes.

Portanto, reforçamos que fazer com que a pessoa que prospecta, seja a pessoa que negocie, que venda e que faça o acompanhamento do pós-venda é um erro!

Esse acúmulo acarreta em desgaste, falta de foco em cada tarefa específica, o que compromete a qualidade do trabalho e até mesmo desmotiva a atuação do profissional.

Quando não se tem capacidade de ter um profissional para cada etapa do processo, uma solução pode ser terceirizar sua prospecção para extrair o melhor na busca por oportunidades de negócio com ajuda especializada.

  • Não utilização de índices de performance

Outra questão importante é saber metrificar seus objetivos. Com a falta de indicadores sobre a performance da sua equipe e da empresa como um todo, é difícil ter a dimensão do que é preciso melhorar.

Estes são alguns exemplos de métricas que ajudam a medir a eficiência do seu processo de vendas.

  • Falta de investimento no desenvolvimento profissional

Sua empresa oferece plano de carreira ao profissional? Incentiva o desenvolvimento do mesmo a nível pessoal e profissional? Possui gestores especialistas no ramo de atuação, com capacidade de treinar e usar da experiência para ajudar no crescimento do colaborador?

Todas as respostas deveriam ser: sim. Se alguma delas foi não, este pode ser um dos problemas do seu negócio para potencializar seus resultados.

Benefícios da especialização do time comercial

Desenvolver os próprios profissionais é bem mais barato do que contratar novos “já prontos”, além de aumentar a produtividade e mitigar riscos por conta da menor taxa de alterações na equipe.

Afinal, um time que trabalha há mais tempo juntos possui um entrosamento natural que facilita o fluxo de processos internos.

Outro fator positivo é o conhecimento profundo que os profissionais mais longevos adquirem sobre a sua própria empresa, as soluções, a sua cartela de clientes e o nicho de mercado trabalhado.

Ou seja, a rotina do seu setor comercial se torna mais confiável e previsível.

É importante perceber a necessidade de sempre criar mecanismos para fazer com que sua equipe comercial cresça de produção com o menor aumento de custos possível. Trace estratégias que os auxiliem a desenvolver regularmente.

Por exemplo, busque treinamentos onde eles obtenham a maior expertise em prospecção, vendas e gestão de relacionamento empresarial. A Prospect Brasil oferece este tipo de treinamento especializado e personalizado de acordo com a sua área de atuação!

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