Porque o CRM é importante para o seu negócio?

Quando reconhecemos estar em um cenário muito competitivo, são necessárias estratégias que façam o seu negócio se destacar entre a concorrência. 

Especialmente para o grupo de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), o atendimento mais próximo e personalizado ao cliente é uma das principais chaves na disputa com grandes corporações. 

Adotar estratégias centradas na figura e na criação e fortalecimento do relacionamento com clientes, como no conceito de CRM (Customer Relationship Management) são determinantes para o sucesso destes negócios. Mas como implementá-las de forma efetiva? 

CRM é mais do que uma ferramenta

Antes de mais nada, se faz necessário entender que CRM não se trata apenas de uma plataforma digital para automatizar a gestão de relacionamento com o cliente, mas TAMBÉM é isso.

Pois além de uma ferramenta, é também uma filosofia que precisa ser implantada dentro da cultura organizacional da empresa e incluída em todas as etapas do processo comercial..

O conceito trata de reunir esforços para aprender sobre e preparar melhores experiências ao cliente, desde as estratégias de abordagem e atração até as fases de retenção e fidelização.

Quer saber como uma plataforma CRM auxilia na implementação dessa ideia? Dá uma olhada nos pontos que especificamos abaixo!

Etapas em que uma plataforma CRM pode ajudar

  • Organização e controle

A ferramenta é uma grande aliada no registro de informações sobre o potencial cliente e na atualização do status do processo.

É possível organizar as tarefas a serem cumpridas em cada etapa para definir o avanço ou não do lead na jornada de compra.

Ter controle sobre os detalhes do histórico do atendimento é uma vantagem significativa para obter sucesso em cada novo contato. Dependendo da capacidade de análise de seus profissionais.

  • Facilidade no acesso à informação

Ter todas as informações sobre os clientes e seu histórico de interação centralizado em uma plataforma de comum acesso por toda equipe otimiza a rotina interna do seu time comercial.

Além disso, garante que dados não se percam por planilhas e documentos diferentes.

Um bom CRM também possui uma versão móvel para maior conexão com o próprio cliente e para facilitar a atualização de sua equipe quando em visitas externas.

  • Fidelização de clientes

Quem ainda não sabe que fidelizar clientes é mais importante e menos custoso do que conquistas novos?

Por esse motivo, ter o controle do histórico de relação com o cliente permite que a plataforma CRM auxilie na criação de ofertas personalizadas de recompra, up sell, cross-sell, entre outras estratégias de fidelização.

  • Acompanhamento da equipe

Assim como para se obter registros dos clientes, o CRM ajuda também a analisar a performance de seus colaboradores individual e coletivamente.

Com o registro detalhado de cada fase do ciclo de vendas, é possível ter noção do número de contatos realizados por mês por cada profissional, seu volume de negócios, ritmo de avanço no processo comercial e muitas outras métricas.

Dados fundamentais para analisar o nível de trabalho da sua equipe.

A importância de ter sua própria ferramenta CRM

Deu para entender como possuir uma plataforma que acompanhe o seu conceito de gestão de relacionamento com o cliente impacta no processo comercial como um todo?

Mas na hora de procurar por um software CRM, lembre-se que é preciso pensar na adaptabilidade da ferramenta com o seu processo e como a utilização pode impactar a geração de resultados do seu time comercial.

A Prospect Brasil, por exemplo, agora possui a sua própria plataforma CRM! Utilizada para, como sempre prezamos, otimizar nosso fluxo comercial para buscar da melhor forma entregar cada vez mais resultados para nossos parceiros.

Em breve, inclusive, conectado com um aplicativo, que estará disponível para os próprios clientes, como oportunidade de estreitar a relação e oferecer a eles, um maior controle sobre os compromissos com a PB.

Sua empresa procura potencializar seus resultados, expandir o mercado ou qualificar seus profissionais? Entre em contato conosco e agende uma conversa! Temos as melhores soluções personalizadas para você!

Translate »