O que significa implementar inteligência comercial no seu negócio?

A utilização de Inteligência Comercial pode se tornar uma vantagem competitiva para sua empresa no mercado, pois possibilita o mapeamento e análise de oportunidades e desafios relacionados aos seus clientes, suas soluções e seus concorrentes.

Como é possível transformar essa Inteligência em planos de ação concretos e construção de estratégias mais assertivas? É o que mostraremos neste artigo! Venha entender este conceito com a gente.

Qual a definição de inteligência comercial?

Podemos dizer que a inteligência comercial consiste no aperfeiçoamento da utilização de dados com o intuito de fornecer informações mais detalhadas e de qualidade para otimizar a tomada de decisões para gestores e vendedores.

É um processo formado por diferentes etapas como planejamento, organização, análise e estruturação de dados com apoio de ferramentas tecnológicas, análises de risco e criação de relatórios que facilitem a tomada de decisão dentro da jornada de vendas.

Benefícios da inteligência comercial

A expertise na utilização de inteligência de negócios oferece uma série de vantagens para as empresas que a aplicam de forma correta, como:

  • Aumento da competitividade no mercado

Por possibilitar o entendimento sobre as movimentações dos mercados, o mapeamento de novas tendências, o surgimento e análise de estratégias e investimento dos concorrentes, a inteligência de mercado te dá a oportunidade de estar sempre um passo à frente.

Possibilitando o oferecimento de soluções que atinjam necessidades não antes supridas ou pouco desenvolvidas. Isso ajuda no fortalecimento de parcerias e de valorização no mercado.

  • Ganho de produtividade interna

Olhando para dentro, a eficiência de processos é um âmbito que pode ser atingido pela análise de dados e estruturação de fluxos internos que permitem a eliminação de possíveis gargalos na rotina da área comercial.

A inteligência comercial é utilizada para agilizar processos ao mesmo tempo em que maximiza sua efetividade. Significando assim, menos exposição a riscos e maior concentração no desenvolvimento do negócio.

  • Maiores taxas de fidelização dos clientes

A compreensão e análise eficiente de dados permitem conhecer a fundo seus clientes e possibilita a criação de melhores condições para o funcionamento da parceria.

Aumentar a fidelização de seus clientes pode levar ao aumento da geração de receitas não só pelo retorno a negociações com o mesmo, como a apresentação de novas parcerias por meio de possíveis futuras indicações.

Processo da inteligência comercial

Como dissemos acima, o processo de trabalho da inteligência comercial é dividido em algumas etapas. Vamos conhecer um pouco mais sobre o foco de cada uma:

  • Planejamento

O início de tudo. Antes mesmo dos dados chegarem. É o momento em que se identificam as necessidades e são traçadas estratégias para a solução dos mesmos.

Ajuda a simplificar e sistematizar todo o resto do processo.

  • Organização

Parte da inteligência comercial onde o foco é: receber os dados sobre mercado, clientes ou concorrentes e organizá-los de forma a facilitar a compreensão dos mesmos.

O que os dados dizem? O que podemos fazer com eles? Qual o impacto de possíveis ações baseadas nestes dados?

São as respostas obtidas na próxima fase!

  • Análise

Este é o momento em que os dados coletados e organizados são utilizados para conseguir as respostas das perguntas acima. Assim como para entender o caminho da empresa até aqui e para onde ela precisa/pode ir.

A expertise da Prospect Brasil em gerenciamento de relacionamento empresarial mostra a importância desta fase. Afinal, é assim que a presença de mais de 12 milhões de empresas em nosso banco de dados se transforma em uma vantagem competitiva prática.

Saber o que fazer com o que se tem em mãos!

  • Estruturação

A partir daí, o objetivo se torna repassar as informações que esse estudo proporcionou de forma estruturada e eficaz para aqueles que precisam tomar decisões assertivas em um processo de vendas.

É com a posse destes dados analisados e estratégias de como utilizá-los, que gestores e vendedores podem usufruir dos resultados impulsionados pela inteligência comercial.

Compreendeu como a inteligência comercial pode aumentar a competitividade do seu negócio, melhorar a produtividade de sua equipe e impactar a sua relação com clientes e com o mercado?

Mas é preciso que a aplicação deste conceito seja correta e de qualidade para apresentar os resultados que podem potencializar os avanços de uma empresa.

Por isso, em caso de necessidade, você pode contar com o know-how da Prospect Brasil e seus especialistas em prospecção ativa, expansão de mercado, gestão de relacionamento e inteligência comercial!
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