Estratégias de vendas estão cada vez mais complexas e necessitando de maior compreensão sobre o comportamento do cliente. Apesar da enorme diversidade nas formas de aproximação com o público e da evolução do processo comercial, uma coisa é de consenso geral: o crescimento da importância dos canais digitais.
Mas não só isso. Assim como em determinado momento possuir apenas um estabelecimento físico não era o suficiente, limitar sua presença virtual a apenas um endereço também não é. É preciso integrar a comunicação com seus potenciais clientes também através de e-mail, chats, WhatsApp e redes sociais. Essa é a definição do conceito omnichannel.
Quais as vantagens do modelo omnichannel?
- Potencializa cada canal de venda
A diversificação dos canais permite a utilização de estratégias especializadas de maneira muito mais assertiva. Se antes, aquele canal era responsável por sustentar todo o caminho até a venda. Agora, ele pode explorar todo seu potencial com o cliente em uma só etapa. Causando mais impacto.
- Gera melhor experiência ao cliente
A possibilidade de causar impactos mais eficazes em cada etapa, causa ao cliente um efeito de estar recebendo mais atenção, de estar experienciando um atendimento personalizado. Isto causa maior retenção e fidelização.
- Otimização do processo de vendas
Por ser um processo complexo e longo, a segmentação das atividades ajuda no aumento da eficácia de cada um. Assim como facilita o controle e mapeamento da execução do planejamento.
- Aumenta o conhecimento da persona
Todo esse detalhamento nos conteúdos personalizados, na comunicação segmentada e do monitoramento do processo, aumentam a quantidade de pontos de interação e de coleta de dados comportamentais sobre o cliente. Chegando a resultados mais acurados sobre a persona que melhor responde às suas soluções.
Por que investir nas vendas omnichannel?
Com o crescimento da competitividade do mercado, a venda omnichannel surge na tentativa de criar diferenciais nas negociações, cada vez mais resolvidas por pequenos detalhes.
A oportunidade de conhecer melhor o processo de tomada de decisão do seu cliente ao ter contato direto com ele através de diferentes canais permite a melhor compreensão de como convencê-lo do valor que o seu produto ou serviço vai lhe agregar.
Outra questão é a mudança geracional na hierarquia das empresas. Um fator que impacta muito o mercado B2B atual, criou esse tipo de tendência relacionada a atuação digital e descentralizada e que certamente só crescerá.
Com a ascensão de uma geração já nascida no cenário tecnológico, a influência de encontros presenciais com representantes comerciais é cada vez menor. Com isso, as interações digitais – ainda mais impulsionadas pela pandemia – dispararam e prometem quebrar o modelo tradicional B2B nos próximos 5 anos.
É como diz a pesquisa B2B Pulse, da McKinsey & Company: 80% dos tomadores de decisão B2B, relataram que o conceito omnichannel é mais eficaz para as negociações do que o modelo tradicional. Na mesma pesquisa, 64% deles afirmaram que este modelo dominará o mercado em pouco tempo.
Portanto, é perceptível que este modelo de venda não é mais exceção e sim o guia do processo comercial B2B. Trazendo a urgência da aceleração digital para empresas que ainda não estão adequadas a esse novo momento.
Adaptabilidade para entender as movimentações do mercado e a transformação do padrão, tanto dos negócios quanto do público que agora compõe o quadro de potenciais clientes, é a chave para o sucesso de toda empresa.
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