A nossa dica de hoje vem em formato de homenagem à data celebrada neste 29 de novembro, conhecida como o Dia do Livro. Reunimos um conjunto de leituras que consideramos essenciais para todo profissional de áreas comerciais, especialmente com foco em vendas.
Essas indicações são oriundas da nossa série Prospect Indica que fazemos em nossas redes sociais.
Estes livros contemplam as necessidades e contribuem para a qualificação profissional não só de quem está apenas entrando na área e precisa se familiarizar, mas também de quem já tem experiência, mas quer continuar crescendo e se especializando, ou precisa ultrapassar uma dificuldade específica no momento.
Veja abaixo a lista, com pequenos resumos para você saber de cara do que se tratam e poder correr atrás dessas produções que certamente lhe serão de grande valor.
Lista de indicações.
“Alcançando excelência em vendas: Spin Selling”, Neil Rackham.
O autor apresenta uma nova metodologia de vendas, a spin selling, em que chama a atenção do vendedor para ouvir o cliente e prestar atenção em suas reais necessidades. Assim, surgiu o método SPIN que representa tópicos essenciais que devem ser explorados pelo vendedor: Situação, Problema, Implicação ou consequência e suprimento de Necessidades.
“As Armas da Persuasão – Como influenciar e não se deixar influenciar”, Robert Cialdini.
No livro, o psicólogo traz 6 tipos de argumentos que ele chama de “armas da persuasão”, que funcionam como gatilhos mentais e influenciam o processo de tomada de decisão. Ele explica porque é através de um desses motivos que o possível cliente diz “sim” a uma oportunidade à ele apresentada.
“A Bíblia de Vendas”, Jeffrey Gitomer.
O empresário reúne insights de vendas para ajudar os leitores a desenvolverem suas habilidades de persuasão e sua eficiência. É considerado um clássico das estratégias de vendas, que foca na importância de manter uma rede de contatos. Além disso, o autor prega 7,5 regras básicas de como aplicar técnicas clássicas de venda aos padrões de uso atual.
“O Poder do Hábito”, Charles Duhigg.
O jornalista fala sobre como precisamos entender os processos que se formam os hábitos, para conseguirmos alterá-los e a relação disso com a produtividade. Ele também fala como o próprio exercício de compreender estes processos de criação e mudança de hábitos exige a passagem por um processo ao nível profissional e pessoal.
“Vendas 3.0: Uma Nova Visão para Crescer na Era das Ideias”, Sandro Magaldi.
Um dos maiores experts em Gestão Estratégica e Vendas do país fala sobre o novo perfil de vendedor, criado a partir das demandas desta nova etapa do modelo de vendas. Faz pensar sobre a função do vendedor moderno e do crucial papel que desempenha como ponte entre cliente e empresa.
E aí, você já leu algum destes poderosos livros? O que achou? Qual foi o impacto que eles causaram e como você sentiu essa influência na sua prática profissional?
Deixa para a gente aqui nos comentários! E para quem ainda não os conhecia, uma ótima leitura!