Inteligência comercial: como implementar na sua empresa

Primeiramente, se você ainda não conhece o conceito de inteligência comercial, é preciso entender que isto pode ser um grande diferencial na operação e uma vantagem competitiva para o seu negócio, pois trata de pesquisar e analisar todos os desafios e oportunidades que o seu mercado tem a oferecer.

O que é inteligência comercial

A inteligência comercial, nada mais é, do que um modelo de otimização na utilização de dados e informações em busca de fornecer insights sobre os movimentos do seu mercado de atuação, clientes, soluções e até mesmo concorrentes.

Caso precise entender melhor o que é e quais os benefícios da inteligência comercial, nós temos este artigo que explica tudo detalhadamente para você!

Agora que já está craque sobre o que é o conceito, continua com a gente que logo abaixo daremos dicas de como implementá-lo na operação da sua empresa.

Como implementar a inteligência comercial para o sucesso do seu negócio

  • Tenha uma equipe qualificada

Antes de tudo, é imprescindível ter uma equipe qualificada, estruturada e com a capacidade de compreender as estratégias guiadas à base de dados.

Se seu time comercial não estiver alinhado e encontrar dificuldades para absorver o conceito, será difícil obter os resultados assertivos que se esperam com a implementação da inteligência comercial.

Para esses casos, a Prospect Brasil pode ajudar através do Treinamento InCompany, que visa qualificar a sua equipe interna de prospecção e vendas.

  • Organize os processos internos

Outro ponto crucial é a organização interna e a fluidez com que os processos precisam ser feitos. De nada adianta uma equipe qualificada se a rotina de processos internos da empresa joga contra a produtividade de seus membros.

Então planeje seu fluxo, tenha um especialista em processos organizacionais para evitar (ou solucionar rapidamente) gargalos na passagem de etapas e convide toda a equipe para contribuir para a sua otimização.

  • Flexibilidade e adaptabilidade

Planejar e traçar estratégias para os processos acontecerem não significa que eles devam ser imutáveis. Na hora de colocar as atividades desenhadas em prática, é comum que nem todas funcionem como posto em teoria.

Por isso, é importante ter em mente que é preciso flexibilizar e se adaptar ao que a prática nos mostra e responde ao idealizado. Largue mão daquilo que não funciona ou se mostra contraproducente e adote uma mentalidade de otimização contínua dos processos.

  • Análise contínua

Não deixe para receber o saldo geral da operação a longo prazo, ao fim de trimestres, semestres ou ano. Desenvolva métricas analíticas que joguem luz a efetividade dos processos enquanto os mesmos acontecem.

Essa dinamicidade no acompanhamento dos resultados permite a identificação e correção mais ágil de possíveis falhas e a maximização do sucesso operacional.

Dicas para otimizar a sua inteligência comercial

O desafio de implementar a inteligência comercial é uma coisa, agora como complementá-la com práticas que auxiliem na qualidade dos insights gerados e na assertividade das decisões que serão tomadas pelos gestores é outra. Aqui vão umas dicas do que combinar com essa implementação:

  • Segurança na base de dados utilizada

Utilize apenas bases de dados cujo as informações são confiáveis e atualizadas. Em caso de dúvidas, verifique checando as informações em fontes externas para efeito de comparação.

A Prospect Brasil, por exemplo, possui um banco de dados atualizado com mais de 12,5 milhões de empresas de toda América Latina.

  • Atenção às movimentações do mercado

Olhe para fora, para o que acontece ao redor para conseguir captar sinais de tendências que ainda não foram sistematizadas e possibilitam uma reação adiantada a movimentações importantes do mercado.

Acompanhe relatórios especializados, rankings, índices, leia notícias sobre o nicho em que atua, procure saber sobre seus concorrentes. Tudo isso ajuda a identificar riscos e tratá-los antecipadamente, assim como descobrir e aproveitar novas oportunidades.

  • Implantar a cultura organizacional de orientação por dados

Mais do que uma tentativa isolada de implementação de um novo tipo de estratégia, a inteligência comercial precisa ser uma filosofia adotada por todos os membros da empresa, especialmente da área comercial.

Só com a compreensão de que a rotina precisa ser completamente guiada pela obtenção e análise dos dados que a operação do seu negócio passará a ser realmente eficaz.

Agora que você já sabe a importância da inteligência comercial e os passos importantes para implementá-la na sua empresa, é importante saber também que a Prospect Brasil possui serviços personalizados que levam a inteligência do melhor time de prospecção ativa, relacionamento empresarial e expansão de mercado diretamente para a sua!
Entre em contato conosco, agende uma conversa e siga-nos nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn) para acompanhar os melhores conteúdos sobre o mercado B2B!

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