Primeiramente, se você ainda não conhece o conceito de inteligência comercial, é preciso entender que isto pode ser um grande diferencial na operação e uma vantagem competitiva para o seu negócio, pois trata de pesquisar e analisar todos os desafios e oportunidades que o seu mercado tem a oferecer.
O que é inteligência comercial
A inteligência comercial, nada mais é, do que um modelo de otimização na utilização de dados e informações em busca de fornecer insights sobre os movimentos do seu mercado de atuação, clientes, soluções e até mesmo concorrentes.
Caso precise entender melhor o que é e quais os benefícios da inteligência comercial, nós temos este artigo que explica tudo detalhadamente para você!
Agora que já está craque sobre o que é o conceito, continua com a gente que logo abaixo daremos dicas de como implementá-lo na operação da sua empresa.
Como implementar a inteligência comercial para o sucesso do seu negócio
- Tenha uma equipe qualificada
Antes de tudo, é imprescindível ter uma equipe qualificada, estruturada e com a capacidade de compreender as estratégias guiadas à base de dados.
Se seu time comercial não estiver alinhado e encontrar dificuldades para absorver o conceito, será difícil obter os resultados assertivos que se esperam com a implementação da inteligência comercial.
Para esses casos, a Prospect Brasil pode ajudar através do Treinamento InCompany, que visa qualificar a sua equipe interna de prospecção e vendas.
- Organize os processos internos
Outro ponto crucial é a organização interna e a fluidez com que os processos precisam ser feitos. De nada adianta uma equipe qualificada se a rotina de processos internos da empresa joga contra a produtividade de seus membros.
Então planeje seu fluxo, tenha um especialista em processos organizacionais para evitar (ou solucionar rapidamente) gargalos na passagem de etapas e convide toda a equipe para contribuir para a sua otimização.
- Flexibilidade e adaptabilidade
Planejar e traçar estratégias para os processos acontecerem não significa que eles devam ser imutáveis. Na hora de colocar as atividades desenhadas em prática, é comum que nem todas funcionem como posto em teoria.
Por isso, é importante ter em mente que é preciso flexibilizar e se adaptar ao que a prática nos mostra e responde ao idealizado. Largue mão daquilo que não funciona ou se mostra contraproducente e adote uma mentalidade de otimização contínua dos processos.
- Análise contínua
Não deixe para receber o saldo geral da operação a longo prazo, ao fim de trimestres, semestres ou ano. Desenvolva métricas analíticas que joguem luz a efetividade dos processos enquanto os mesmos acontecem.
Essa dinamicidade no acompanhamento dos resultados permite a identificação e correção mais ágil de possíveis falhas e a maximização do sucesso operacional.
Dicas para otimizar a sua inteligência comercial
O desafio de implementar a inteligência comercial é uma coisa, agora como complementá-la com práticas que auxiliem na qualidade dos insights gerados e na assertividade das decisões que serão tomadas pelos gestores é outra. Aqui vão umas dicas do que combinar com essa implementação:
- Segurança na base de dados utilizada
Utilize apenas bases de dados cujo as informações são confiáveis e atualizadas. Em caso de dúvidas, verifique checando as informações em fontes externas para efeito de comparação.
A Prospect Brasil, por exemplo, possui um banco de dados atualizado com mais de 12,5 milhões de empresas de toda América Latina.
- Atenção às movimentações do mercado
Olhe para fora, para o que acontece ao redor para conseguir captar sinais de tendências que ainda não foram sistematizadas e possibilitam uma reação adiantada a movimentações importantes do mercado.
Acompanhe relatórios especializados, rankings, índices, leia notícias sobre o nicho em que atua, procure saber sobre seus concorrentes. Tudo isso ajuda a identificar riscos e tratá-los antecipadamente, assim como descobrir e aproveitar novas oportunidades.
- Implantar a cultura organizacional de orientação por dados
Mais do que uma tentativa isolada de implementação de um novo tipo de estratégia, a inteligência comercial precisa ser uma filosofia adotada por todos os membros da empresa, especialmente da área comercial.
Só com a compreensão de que a rotina precisa ser completamente guiada pela obtenção e análise dos dados que a operação do seu negócio passará a ser realmente eficaz.
Agora que você já sabe a importância da inteligência comercial e os passos importantes para implementá-la na sua empresa, é importante saber também que a Prospect Brasil possui serviços personalizados que levam a inteligência do melhor time de prospecção ativa, relacionamento empresarial e expansão de mercado diretamente para a sua!
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