Dicas para a Semana do Consumidor

O Dia do Consumidor é uma das primeiras e principais datas comerciais do primeiro semestre de todo ano.

Criada para destacar e disseminar a importância dos direitos dos consumidores, a data virou também uma oportunidade de empresas estreitarem a relação com seus clientes, atraírem novos e alavancarem seus resultados.

O que é a Semana do Consumidor?

Apesar de o Dia do Consumidor ser uma data única, já é natural que as empresas utilizem toda a semana do dia 15 de março para suas campanhas de aproximação com o consumidor.

Isso traz a necessidade de criação de estratégias para potencializar a relação e as vendas atreladas a data. Afinal, por não ser feriado ou uma data comemorativa, é comum que muitos consumidores não estejam prontos para aproveitar as oportunidades.

Por essa razão, apesar do recente crescimento dos resultados relacionados à Semana do Consumidor, é preciso que cada negócio crie suas ações para chamar atenção do cliente.

Como por exemplo, promoções, descontos e condições exclusivas para adquirir seus produtos ou serviços.

Qual a importância da Semana do Consumidor?

Como uma data cujo objetivo principal de criação foi a conscientização dos direitos e da importância de uma relação justa entre empresas e consumidores, uma das tarefas essenciais é garantir o respeito a estes direitos.

Claro, não é uma tarefa apenas para a Semana do Consumidor, mas especialmente nela, é importante para todo empreendimento, assegurar o cumprimento de todos.

Inclusive, é bom lembrar ao público as informações sobre seus direitos para trazer credibilidade à marca e mostrar que a empresa está interessada em protegê-lo.

Por essa oportunidade de estreitar a relação, o Dia e a Semana do Consumidor são excelentes datas para trabalhar a fidelização – porém, não só – de clientes. Para entender mais sobre o trabalho de fidelização e retenção de clientes, clique aqui!

E para pegar dicas sobre como aproveitar a Semana do Consumidor, continue neste artigo que daremos algumas sugestões abaixo.

Dicas para conquistar e fidelizar clientes

  • Faça um planejamento prévio

Como dissemos, não se trata mais de um dia, mas de uma Semana do Consumidor. Portanto, é necessário se planejar para toda a demanda.

Principalmente pelo fato de não ser um feriado ou uma data comemorativa usual, o esforço para alavancar os resultados, precisa vir majoritariamente dos empreendimentos.

Na hora de pensar em estratégias especiais para datas como Black Friday, Natal, Ano Novo, entre outras, a Semana do Consumidor precisa estar na conversa.

  • Certifique-se da fluidez da operação

A demanda vai aumentar! O estoque está preparado? A sua equipe está preparada?

A Semana do Consumidor pode ser utilizada para um processo de queima de estoque, de lançamento de novos produtos ou apenas um aumento da demanda habitual.

Seja qual for o caso, todos os seus times precisam estar alinhados, bem treinados, com equipamentos necessários à disposição, com a logística preparada ou o que era uma oportunidade de aumento de vendas pode virar um pesadelo. Organize-se!

  • Crie campanhas específicas e personalizadas

Lembre que todas as empresas estarão fazendo a mesma coisa. É preciso ser criativo para se destacar e oferecer que realmente façam a diferença e com que o consumidor se lembre de você.

Brindes atrelados ao tempo de relacionamento com a empresa, descontos e promoções segmentadas aos produtos que mais fazem sentido a cada cliente, campanhas de recompensa por indicação. Alguns exemplos de como oferecer soluções customizadas a necessidade do cliente.

Contatos personalizados e atendimento mais próximo e diferenciado também são formas de atrair interesse do consumidor.

  • Invista na comunicação e no atendimento

A forma como você fala com seu público também é grande parte deste movimento. Divulgar as ações de forma correta, pela mídia correta, é essencial para o funcionamento da estratégia.

Por isso, estude bastante seus canais de comunicação com o público e utilize bem os recursos de cada um para uma interação eficiente e significativa.

Além disso, uma equipe de atendimento bem preparada para solucionar dúvidas e ajudar o cliente a comprar é absolutamente fundamental para o aumento das receitas.

Se sua empresa seguir essas dicas e executar os procedimentos da forma correta, as chances de conquistar novos clientes e fidelizar os antigos durante a Semana do Consumidor aumentam drasticamente.

Resumindo, cada uma dessas etapas é importante para que o seu negócio aproveite todas as oportunidades de aproximar a relação com o seu consumidor e ainda aumentar seus resultados.

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