Como utilizar a Black Friday para vender mais no mercado B2B

Que a Black Friday é uma oportunidade que muitas empresas utilizam para alavancar suas vendas, você já sabe. Mas para além do sucesso que a data alcança no mercado B2C, é possível também aproveitá-la no B2B.

Sim, é possível – com planejamento e estratégia – tirar proveito da data dentro da dinâmica de empresa para empresa. Como? É isto que vamos abordar neste artigo. Continue com a gente que daremos a dica abaixo.

A Black Friday começa antes da Black Friday

Como dissemos, é necessário planejamento para aproveitar a data. Por isso, é de suma importância definir quais serão suas estratégias utilizadas antes do mês de novembro. Essa antecedência permitirá mais tempo para uma divulgação eficaz, que realmente influencie a tomada de decisão do potencial cliente.

A partir da definição das estratégias, utilize as mídias sociais da empresa para não só divulgar a existência de condições especiais para a data, como para criar conteúdos que se relacionem com ela e com as dores do seu público.

Outro ponto de atenção é: às vezes, literalmente, a Black Friday começa antes da Black Friday. O conceito é expandido para a semana (Black Week) ou até mês (Black November).

Mas cuidado, não é porque seu concorrente possa estar fazendo isso, que você também deva. O importante é seguir o seu planejamento. Número de produtos no estoque ou quantidade de força-tarefa para acomodar a demanda de serviços que podem surgir com o alongamento das condições da data, devem ser levados em consideração.

Estratégias para aproveitar a Black Friday no mercado B2B

  • Descontos especiais e exclusivos para a Black Friday

Apesar de não ser o único fator decisivo, os preços praticados na época da Black Friday realmente são muito importantes. Afinal, este é o mote principal da data. Por isso, ofereça descontos reais e até exclusivos (para dar o senso de excepcionalidade).

E não cometa a famosa “Black Fraude”! Seus consumidores provavelmente acompanham a evolução dos preços de suas soluções e saberão identificar se você estiver oferecendo a metade do dobro.

  • Trabalhar a reativação de clientes

Pense bem: se algumas negociações foram interrompidas pela falta de tração nas conversas, por quaisquer que tenham sido os motivos, que hora é mais propícia para a retomada dessas conversas senão a época de descontos especiais?

Tendo sido o preço, o fator impeditivo sobre as compras, ou não, este é o momento de apresentar suas soluções de forma ainda mais atraente, como em conjunto com outros benefícios e mais barato que originalmente.

  • Cross-sell e up sell

No caso daquela empresa parceira, com quem a sua já tem uma relação comercial bem estabelecida, pode ser o momento de oferecer um cross-sell ou um upsell. E se você não lembra o que são essas estratégias de vendas, clique aqui para relembrar.

Ofertar soluções complementares em combo com a principal desejada pelo cliente ou liberar uma funcionalidade ou versão mais atualizada/avançada de sua solução, ajuda a melhorar a experiência do cliente. Consequentemente, sua satisfação, fidelização e hipótese de indicação futura.

  • Ative o senso de urgência no seu potencial cliente

Esta é, de fato, encarada como uma última oportunidade de alavancar as vendas antes do período de virada do ano. Portanto, utilize deste senso coletivo e deixe claro em suas divulgações que as oportunidades que está oferecendo são “imperdíveis” e “limitadas” ou “por tempo limitado”.

Como analisar os resultados da Black Friday

Você pode achar que por ser uma data que aumenta a demanda e pratica condições diferenciadas do normal da época, é difícil perceber qual foi o real impacto do evento na operação da empresa.

Mas existem algumas formas simples de analisar isso. Como por exemplo, perceber a taxa de novos clientes que nunca haviam tido contato com seu negócio e a taxa de possíveis clientes que já tinham realizado alguma interação, mas apenas evoluíram para a posição de compradores pela questão dos descontos.

Outra forma é acompanhar o comportamento deste novo cliente para com sua empresa e seu produto/serviço. É um cliente com perfil de se tornar fixo? É um cliente que só veio pela Black Friday e não vai ser fidelizado? Apenas a análise irá dizer.

Mas é evidente que, mesmo no mercado B2B, é possível aproveitar e muito o acontecimento da Black Friday para melhorar os resultados do seu negócio. 

Porém, isso só será possível se a sua empresa compreender as necessidade do potencial cliente e de se preocupar com a construção de um planejamento com diferentes estratégias.

Agora que você já sabe como aproveitar a Black Friday para maximizar os resultados da empresa B2B, siga a Prospect Brasil em todas as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn) e acompanhe nossos demais conteúdos especializados!

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