Após a realização de uma venda, muitas empresas tendem a encerrar o seu relacionamento com o cliente, afinal, o objetivo principal já foi conquistado. Porém, é nesse momento que muitos negócios deixam de realizar uma outra parte importante para o processo de fidelização, o pós-venda.
É um erro comum, que deve ser evitado. A partir de algumas dicas que iremos trazer neste texto, você vai ficar por dentro dos segredos do pós-venda e aprender a reter os seus clientes e fazer com que eles voltem a comprar com mais frequência da sua marca, afinal, vale muito mais fidelizar um cliente do que adquirir um novo.
Modelos de pós-venda
Existem duas formas básicas para se realizar o pós-venda, cada uma delas tem suas características próprias. É sempre importante, portanto, saber a diferença entre os dois tipos para escolher o melhor modelo para a sua empresa.
Pós-venda ativo
A empresa entra em contato com o seu cliente alguns dias após a realização da compra, solicitando informações relacionadas à experiência e a satisfação da compra. Desta forma fica mais fácil entender os pontos a serem melhorados e, ao mesmo tempo, auxiliar o cliente a aproveitar da melhor forma possível o serviço ou produto adquirido. Além disso, esta forma ajuda no estreitamento da relação entre o cliente e a sua empresa.
Pós-venda receptivo
Formato mais clássico, no pós-venda receptivo a empresa dispõe de uma central de atendimento para a realização de suporte ao cliente. Caso seja esta a sua escolha, é preciso disponibilizar uma variedade de canais de atendimento, para que o cliente possa ter um acesso rápido e funcional. Telefone, e-mail, chat online e outros canais digitais, como o WhatsApp, são as principais ferramentas utilizadas para este processo.
Mas lembre-se, pós-venda é sobre relacionamento
Bons produtos podem ser entregues por inúmeras empresas, mas a forma como você interage e divide essas experiências é que são marcantes. As ações de pós-venda têm um objetivo muito específico: manter o relacionamento entre o cliente e sua empresa. Mais do que fidelizar um consumidor, você está criando vínculos com uma pessoa, construindo uma relação de confiança com alguém que acreditou em seu negócio.
Dicas para melhorar o seu pós-venda
Com tudo isso em mente, vamos trazer algumas dicas que podem ser bem valiosas para você que deseja melhorar o seu pós-venda.
1. Não deixe de responder
O maior erro de uma empresa é deixar de responder o cliente. Ainda que a solução não seja fácil, ou mesmo não exista, é importante que o consumidor sinta que sua opinião é importante e foi acolhida. O erro pode ser perdoado, o descaso no atendimento não.
2. Dê atenção às reclamações
As reclamações são importantes como diagnóstico das ações da empresa. Com o recebimento de feedbacks, o cliente pode demonstrar os motivos que o deixou insatisfeito. É ideal que, a partir disso, você busque resolver essas reclamações e seja transparente com o cliente, deixando ele a par dos processos.
3. Alimente seu cliente com conteúdos relevantes
Lembre que a venda não é o ponto de contato final com este cliente. Em uma relação, ele continuará te acompanhando e querendo saber mais sobre as ações da empresa. Invista em produzir conteúdos que mantenham o interesse dele e mostrem o seu domínio e senso de atualização sobre sua solução.
4. Entre em contato em momentos especiais
Nutra o senso de interesse mútuo. Demonstre a importância dele para você ao entrar em contato em datas comemorativas, aniversários ou ao saber de momentos muito marcantes para o cliente. Descontos e condições exclusivas para incentivá-lo a retomar negócios com você também caem bem.
E aí, entendeu a importância de manter o relacionamento com os seus clientes? A Prospect Brasil sempre pregou uma abordagem mais humanizada e personalizada para cada cliente, e atentamos para a importância de investir em um verdadeiro relacionamento com seus leads.