7 dicas para ajudar sua captação de clientes

Porque você precisa de estratégias para captar clientes? A resposta é óbvia. Sem clientes, não há receita. Sem receita, não há empresa. É o conceito mais básico, correto?

Mas ainda assim, porque precisamos trabalhar para traçar estratégias que atraiam mais clientes? Por um simples motivo: você não pode ficar dependente daqueles clientes “de sempre”, por mais fiéis que sejam. Uma variável se mexe e pronto, o de sempre não existe mais. Essa variável pode ser uma crise, o surgimento de um novo concorrente ou até mesmo a reformulação de um concorrente já conhecido, entre outras coisas.

Fuja do Princípio de Pareto

Quando você se acomoda com a situação atual do seu negócio, acaba entrando naquela situação clássica do Princípio de Pareto.

É aquela regra conhecida, aplicada das mais diversas formas no mundo corporativo, que diz que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Neste caso, seria quando você se sente confortável por 80% da receita vir daqueles 20% de clientes conhecidos, que regularmente voltam para fazer negócios e garantem o seu faturamento.

O problema é que, como dissemos, toda essa segurança pode cair por terra com a mexida de uma variável na equação. O que você pode fazer para evitar isso? Se antecipar!

E uma coisa é certa: antecipar riscos é muito mais fácil do que reagir após o impacto já causado. Te permite liberdade para executar ações e maior controle sobre os efeitos.

Então, para garantir que a fonte geradora de clientes não seque, trouxemos 7 dicas valiosas para te ajudar a manter o fluxo de captação de clientes.

1. Capte leads através do seu site

Utilize seu site como forma de captar leads. Crie um breve formulário para coletar informações sobre os visitantes que podem ser possíveis interessados em adquirir sua solução.

Tenha páginas bem organizadas e com informações bem dispostas para facilitar o consumo do conteúdo. A sua mensagem para o público, antes de tudo, precisa ser atrativa!

2. Reforce sua presença e expertise através do marketing

O marketing de conteúdo também é um grande aliado por reafirmar o seu conhecimento e autoridade sobre o assunto.

Elabore conteúdos que ajudem o cliente a conhecer mais sobre o seu produto ou serviço e a entender o diferencial da sua solução para as outras que ele já deve ter visto no mercado.

A frequência de postagens ajuda aquele potencial cliente a não esquecer da sua marca, a solidificar a relação iniciada através do primeiro contato e age como um lembrete de que você tem aquilo que ele precisa.

3. Seja o primeiro cliente da sua solução

Assegure-se de ser a pessoa que mais entende e mais conhece aquele produto ou serviço que está vendendo. E acredite nele!

Se você não seria um cliente da sua solução, como irá convencer os outros de que o que está vendendo gera algum valor?

Conhecendo perfeitamente tudo o que a solução tem para oferecer, você pode personalizá-la de modo a satisfazer a necessidade do seu cliente em potencial.

4. Entenda para quem sua solução gera valor

Ter o seu Perfil de Cliente Ideal (ICP) bem definido é a tarefa mais importante antes mesmo de sua operação começar.

É com foco em encontrar o seu ICP que o processo de prospecção vai trabalhar durante a qualificação dos leads. É um dos pontos mais estratégicos do negócio.

Tendo em mente quem é o seu ICP, é possível ter noção de para quem a sua solução foi feita, quais os benefícios ela terá em adquirir de você e ficará mais fácil observar o fit entre problema e solução.

5. Vista a camisa do cliente!

Assuma a filosofia de ‘FAZER PARTE’ do cliente. Assuma sua posição, pense como ele, sinta a sua dor e aí você terá a melhor noção do que entregar em termos de solução.

Quando se incorpora este espírito de cumplicidade com o seu parceiro comercial, você consegue identificar o problema dele com mais rapidez e urge pela conquista da melhor solução possível como se fosse para si.

6. Invista em Ads (Anúncios publicitários)

Como tudo está no espaço digital hoje, é preciso investir para ter melhores resultados nesse meio.

E não adianta o que você faça, nem a melhor estratégia de SEO ou demais mecanismos de distribuição e ranqueamento vão ultrapassar o poder do investimento em propagandas.

Os Ads patrocinados em mecanismos de buscas ou redes sociais são as formas de obter maior alcance nos seus anúncios de produtos e serviços e, portanto, de captar mais potenciais clientes.

7. Qualifique o seu time de prospecção

Investir na capacitação dos seus profissionais responsáveis pelo processo de captação e qualificação de leads é um dos pontos mais importantes para estabelecer um bom nível de resultados comerciais.

Ter uma equipe que além das ferramentas necessárias, possuem a expertise para desempenhar bem faz uma absoluta diferença!

Não se faz uma filtragem dos leads que chegam para o funil de vendas, ou o melhor acompanhamento de follow-up para educar este lead e nem a construção de uma relação de confiança e credibilidade, sem pessoas de qualidade para realizar essas tarefas.

Não adianta ter excelente planejamento, estratégia, ferramentas e metodologia, sem um igualmente qualificado material humano.

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